Esqueceu a password? | Registe-se

Revista

A revista da SPPPJ é uma publicação científica onde serão abordados os mais diversos temas em Psiquiatria e Psicologia da Justiça.

NORMAS DE PUBLICAÇÃO NO PERIÓDICO PSIQUIATRIA, PSICOLOGIA & JUSTIÇA


Todos os trabalhos recebidos estão sujeitos ao processo de arbitragem, a menos que não se enquadrem nos objetivos e no âmbito da revista, ou claramente sofram de problemas metodológicos.

Conflito de interesse

Todos os autores são solicitados a divulgar qualquer conflito de interesse atual ou potencial, incluindo quaisquer relações financeiras, pessoais ou de outra natureza com outras pessoas ou organizações, num prazo de três anos do início do trabalho submetido e que poderiam influenciar inapropriadamente o trabalho, ou serem percebidas como tal.

Declaração de submissão

A submissão de um artigo implica que o trabalho descrito não foi previamente publicado (exceto na forma de um resumo ou como parte de uma con.º10municação publicada ou tese académica ou como uma pré-impressão eletrónica), que não está sob consideração para publicação em outro lugar, que a sua publicação é aprovada por todos os autores, e tacitamente ou explicitamente pelas autoridades responsáveis onde o trabalho foi desenvolvido, e que, se aceite, não será publicado em qualquer outro lugar incluindo por via eletrónica na mesma forma, ou em qualquer outro idioma, sem o consentimento escrito do detentor dos direitos autoriais.

Submissão

Os artigos deverão ser submetidos para o e-mail do Conselho Editorial da revista (spppj.congresso@gmail.com).
O artigo deve encontrar-se, preferencialmente, gravado num formato reconhecido pelo processador de texto MS Word.
Sempre que possível, todas as ilustrações que sejam utilizadas no artigo devem também ser enviadas em ficheiro separados, preferencialmente, no formato TIFF.
Só serão aceites artigos originais que não se encontrem publicados em qualquer língua e que não tenham sido submetidos para outro periódico ao mesmo tempo.

Mudanças à autoria

Esta política diz respeito à adição, eliminação ou reorganização de nomes de autores na autoria dos manuscritos aceites: pedidos para adicionar ou remover um autor, ou para reorganizar os nomes dos autores, devem ser enviados para o Diretor da Revista da parte do autor correspondente do manuscrito aceite e deve incluir: (a) a razão pela qual o nome deve ser removido ou adicionado, ou os nomes dos autores reorganizados e (b) confirmação escrita (e-mail, fax, carta) de todos os autores em como concordam com a adição, remoção ou reorganização. No caso de adição ou remoção de autores, isto inclui confirmação do autor a ser adicionado ou removido.

Direitos de autor
Idioma (serviços de uso e edição)

Português e Inglês. Por favor, escreva o seu texto em bom Inglês (é aceite utilização do Americano ou do Britânico, mas não uma mistura dos dois).

Submissão

A submissão a esta publicação é procedida totalmente por e-mail.

Informação Adicional

Os manuscritos devem ser submetidos apresentando espaçamento duplo em todo o texto e não devem exceder 5000 palavras, incluindo texto da página de título, resumo, texto principal, tabelas, referências, e qualquer material adicional.
Revisões mais extensas ou meta-análises de qualidade excecional serão consideradas para publicação. Tais artigos serão, tipicamente, não mais do que 10000 palavras, embora artigos mais longos possam ser submetidos e serão considerados a critério dos editores. O título do artigo, o nome e sobrenome do autor e o nome ou endereço da instituição, hospital, etc., onde o trabalho foi realizado, deve ser indicado no topo do artigo. O nome e o endereço do autor para o qual a correspondência e as provas devem ser enviadas deve ser indicado na primeira página. Um endereço de e-mail e um número de fax para o autor correspondente deve ser fornecido com o manuscrito, para utilização por parte do editor. Os manuscritos devem apresentar espaçamento duplo e paginação.

Referências

As referências devem ser preparadas utilizando o Publication Manual of 6th American Psychological Association para o estilo. É altamente incentivada a utilização de DOI.

Requisitos de Formatação

A formatação deve ser preparada utilizando o Publication Manual of 6th American Psychological Association para o estilo. Se o seu artigo inclui quaisquer vídeos e/ou outro material suplementar, estes devem ser incluídos na sua submissão inicial para fins de revisão por pares.
Divida o artigo em secções claramente definidas.

Estrutura do Artigo

Introdução

Indique os objetivos do trabalho e forneça um base de informação adequada, evitando uma pesquisa bibliográfica detalhada ou um resumo dos resultados.

Material e Métodos

Forneça detalhes suficientes para permitir a reprodução do trabalho. Métodos já publicados devem ser indicados por uma referência: apenas modificações relevantes devem ser descritas.

Teoria/cálculo

A teoria deve alargar, não repetir, a base informacional do artigo já tratada na Introdução e estabelecer as bases para a continuação do trabalho. Em contraste, uma secção de Cálculo representa um desenvolvimento prático a partir de uma base teórica.

Resultados

Os resultados devem ser claros e concisos.

Discussão

A discussão deve explorar a significância dos resultados do trabalho, não repeti-los. Uma secção combinada Resultados e Discussão é frequentemente apropriada. Evite citações extensas e discussão de literatura publicada.

Conclusões

As principais conclusões do estudo podem ser apresentadas numa breve secção de Conclusões, que pode permanecer autónoma ou formar uma subsecção da secção Discussão ou Resultados e Discussão.

Apêndices

Se existir mais do que um apêndice, devem ser identificados como A, B, etc. Fórmulas e equações em apêndice devem receber numeração separada: Eq. (A.1), Eq. (A.2), etc.; num apêndice subsequente, Eq. (B.1) e assim por diante. Da mesma forma para tabelas e figuras: Tabela A.1; Fig. A.1, etc.

Informação essencial da página de título

• Título. Conciso e informativo. Os títulos são frequentemente utilizados nos sistemas de recuperação de informação. Evite abreviações e fórmulas sempre que possível.
• Nomes de autores e afiliações. Nos casos em que o nome de família poderá ser ambíguo (por exemplo, um nome duplo), por favor indique-o claramente. Apresente os endereços de afiliação dos autores (onde o trabalho foi concretamente feito) por baixo dos nomes. Indique todas as afiliações com uma letra sobrescrita minúscula logo após o nome do autor e em frente ao endereço apropriado. Forneça o endereço completo de cada afiliação, incluindo o nome do país e, se disponível, o endereço de e-mail de cada autor.
• Autor correspondente. Indique claramente quem vai lidar com a correspondência em todas as fases de arbitração e publicação, bem como pós-publicação. Certifique que os números de telefone (com o país e o código de área) são fornecidos, além do endereço de e-mail e do endereço postal completo. Os detalhes de contacto devem manter-se atualizados pelo autor correspondente.
• Endereço presente/permanente. Se um autor mudou de residência desde o trabalho descrito no artigo ter sido feito, ou estava de visita na altura, um “Endereço Presente” (ou “Endereço permanente”) pode ser indicado como nota de rodapé no nome desse autor. O endereço no qual o autor realizou efetivamente o trabalho deve ser mantido como o principal endereço de afiliação. São utilizados algarismos sobrescritos arábicos para tais notas de rodapé.

Resumo

Um resumo que não exceda as 200 palavras deve constituir a primeira página do artigo.

Palavras-chave

Imediatamente após o resumo, forneça um máximo de 5 palavras-chave, refletindo os tópicos essenciais do artigo, que podem ser retiradas quer do título, quer do texto. Estas palavras-chave serão utilizadas para sistemas de recuperação de informação e para fins de indexação.

Agradecimentos

Agrupe os agradecimentos numa secção separada no final do artigo, antes das referências, e não os inclua, portanto, na página de título, como nota de rodapé ao título ou de outras formas. Liste aqui todos os colegas que prestaram ajuda durante a investigação (por exemplo, oferecendo ajuda a nível da linguagem, assistência na escrita ou revisão do artigo, etc.).

Trabalho artístico
Trabalho artístico eletrónico
Pontos gerais

• Certifique-se que utiliza letras e dimensionamento uniformes no seu trabalho artístico original.
• Tipo de letra preferido: Times New Roman.
• Numere as ilustrações de acordo com a sua sequência no texto.
• Utilize uma convenção de nomeação lógica para os seus ficheiros artísticos.
• Indique por figura se é uma imagem ajustada a coluna única, 1.5 ou 2 colunas.

Tabelas

As tabelas e as figuras devem ser construídas de modo a serem inteligíveis sem referência ao texto, dando um título a cada tabela e coluna.

Referências

As referências devem ser preparadas utilizando o Publication Manual of 6th American Psychological Association para o estilo. Devem ser colocadas numa folha separada, no final do artigo, em espaçamento duplo, por ordem alfabética.

Todos os trabalhos terão de ser enviados para

spppj.congresso@gmail.com



Números da revista publicados:

n.º1
n.º2
n.º3
n.º4
n.º5
n.º6
n.º7
n.º8
n.º9
n.º10
n.º11

Login