Esqueceu a password? | Registe-se

Eventos

Curso em Metodologias de Investigação Qualitativas

Caros Sócios,

Informamos os estimados sócios que a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Psicologia da Justiça (SPPPJ) irá realizar um Curso em "Metodologias de Investigação Qualitativas", leccionado pela Professora Doutora Anita Santos.

Este módulo terá a duração total de 15 horas.

Calendarização:
30 de Março de 2010 das 15h00 às 21h00
31 de Março de 2010 das 18h00 às 21h00
6 de Abril de 2010 das 15h00 às 21h00

O Curso irá decorrer no Instituto Superior da Maia (ISMAI). A aprovação dos participantes será baseada exclusivamente na frequência das aulas, não se prevendo sistemas adicionais de avaliação. No final do Curso, serão distribuídos diplomas de participação.

A SPPPJ oferece (gratuitamente) a presença no Curso em apreço para os alunos que frequentam o Curso de Introdução ao Profiling.

Preços:
Sócios da SPPPJ 30 Euros (Quota de 2010 regularizada)
Inscrição na SPPPJ + Curso 35 Euros
Não Sócios 40 Euros

Inscrições:
Para se inscrever provisoriamente no Curso, deverá enviar um e-mail para workshop@spppj.com com os dados pessoais (i.e., nome, morada, contacto telefónico, NIF e e-mail). A inscrição tornar-se-á definitiva após recepção do pagamento, em cheque ou vale postal, para a seguinte morada:

Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Psicologia da Justiça
Avenida Vasco da Gama, n.º 965
Miramar 4410-336 Arcozelo V.N.G.

Aceda aqui à Ficha de Inscrição.


Objectivos
Planear e conduzir uma investigação qualitativa em Psicologia.

Conteúdos programáticos
* O que é a investigação qualitativa.
* As características dos métodos de investigação qualitativa.
* As etapas da investigação qualitativa.
* O planeamento da investigação: a questão de investigação, a revisão bibliográfica e os objectivos.
* A recolha de dados qualitativos:
 A entrevista semi-estruturada: elaboração de um guião de entrevista, condução da mesma, transcrição e análise de dados.
 Outras técnicas de recolha de dados.
* A análise de dados qualitativos:
 A análise de conteúdo: preparação do material, c odificação, categorização e hierarquização.
*O tratamento e a interpretação dos dados.
* A escrita de artigos científicos com metodologias qualitativas.

Metodologias
* A formação decorrerá com ênfase nos métodos activos de formação. Serão também utilizados os métodos interrogativo e expositivo. O processo de formação irá recorrer a técnicas como o brainstorming e actividades em pequeno grupo.


Dados biográficos:


Professora Doutora Anita Santos
Licenciada em Psicologia e Doutorada em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho. Actualmente é a docente responsável pela Unidade Curricular de Métodos Qualitativos na Licenciatura em Psicologia, e nas Unidades Curriculares de Metodologia de Investigação no Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde e no Mestrado de Psicologia da Justiça, no Instituto Superior da Maia - ISMAI.

É investigadora da Unidade de Investigação em Desenvolvimento Humano e Psicologia (UNIDEP), integrado no CINEICC - Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental da Universidade de Coimbra.

Os interesses de investigação são na área em psicoterapia, nomeadamente os processos envolvidos na mudança terapêutica, na qual tem desenvolvido e publicado trabalhos relativos a vítimas de violência na intimidade.
Tem também desenvolvido investigação ao nível do desenvolvimento de metodologias qualitativas de investigação em psicoterapia, especificamente a análise microgenética.

Publicações recentes:
* Gonçalves, M. M., Matos, M., & Santos, A. (2009). Narrative therapy and the nature of “innovative moments” in the construction of change. Journal of Constructivist Psychology, 22, 1-23.

* Matos, M., Santos, A., Gonçalves, M. M., & Martins, C. (2009). Innovative moments and change in narrative therapy. Psychotherapy Research, 19, 68-80.

* Santos, A., & Gonçalves, M. (2009). Innovative moments and change processes in psychotherapy: An exercise in new methodology. In J. Valsiner, P. C. M., Molenaar, M. C. D. P., Lyra, & N. Chaudhary (Eds.), Dynamic process methodology in the social and developmental sciences (pp. 493-526). New York: Springer.

* Santos, A., Gonçalves, M. M., Matos, M., & Salvatore, S. (2009). Innovative moments and change pathways in a good outcome case of narrative therapy. Psychology and Psychotherapy: Theory, Research and Practice , 18, 449-466.




Login